quinta-feira, agosto 02, 2007

Tutorial para fazer uma linha de tempo


Colegas:
Muitos já estão na fase final do seu memorial. Chegará o momento em que será necessário incluir uma linha de tempo no mesmo. Para tanto, muitos sites na Internet oferecem modelos diferentes de linhas do tempo. O professor Silvestre nos envio um site como sugestão, com uma linha do tempo excelente, com vários recursos à disposição.
Visto que nossa tutora Ana Laura convidou-nos a criar um tutorial acerca de linhas do tempo, escolhi um site que traz uma “timeline” bem simples, mas que dá conta...
No arquivo de imagem acima você tem uma imagem na qual aparece o endereço do site, os passos a seguir (traduzi tudo o que era necessário fazer) e ... mais nada. É só isso mesmo. Muito, muito simples. Ninguém deixará de fazer sua linha de tempo. Contudo, se este site não satisfaz suas necessidades, escreva-me que envio uma linha de tempo um tanto mais, digamos, complexa, cujo passo a passo obviamente se torna um pouco mais complicado, mas nada impossível para nós, alunos de nossa querida UFRGS.
Para fazer a linha de tempo...
Site para fazer a linha de tempo que aparece no tutorial:
Site para fazer uma outra linha de tempo, um pouco maior, e que aproveita o mesmo tutorial, pois faz parte do mesmo site:
As diferenças neste segundo endereço são:
1. Possibilidade de colocar até 9 eventos;
2. Linha do tempo na vertical;
3. Linha do tempo em forma de desenhos. Escolha um deles no terceiro passo antes de clicar no botão GENERATE.
E, muito importante: como colocar qualquer uma das linhas do tempo no memorial?
Honestamente, é o único detalhe em que o site peca e acaba por exigir um pouco de conhecimento no programa Paint, disponível nos computadores com Windows, ou GIMP, nos computadores com Linux. O que é preciso fazer é basicamente copiar, editar e colar. Eu ajudo quem necessita...
Proceda assim:
1. Posicione sua linha de tempo no centro da tela do computador.
2. Pressione, no teclado, uma tecla na qual está escrito PRINT SCREEN SYSRQ ou somente PRINT SCREEN. Nada vai acontecer, aparentemente.
3. Abra o programa PAINT no seu Windows, ou o GIMP no Linux. (Como a maioria tem o Paint, me deterei nele. Se alguém precisar de dicas para o GIMP, pode me escrever perguntando). Vá em INICIAR, TODOS OS PROGRAMAS, ACESSÓRIOS, PAINT.
4. Com o PAINT aberto, clique em EDITAR e em COLAR.
5. Sua tela vai aparecer no PAINT. Na barra de ferramentas à esquerda, ao lado de uma estrela pontilhada há um quadrado. Clique nele. Leve o mouse para junto de sua linha de tempo. Pressione o botão esquerdo do mouse e não solte. Arraste o mouse ao redor da linha do tempo, eliminando da seleção tudo o que não faz parte dela. Isso se chama SELECIONAR a linha do tempo.
6. Se algo que você queria ficou de fora ou algo indesejado ficou dentro do retãngulo pontilhado, clique em qualquer lugar da tela e repita o passo 5 novamente. Considerando que tudo o que você queria ficou dentro do retângulo pontilhado, solte o botão esquerdo do mouse e vá de novo a EDITAR e clique em COPIAR.
7. Abra o seu memorial, esteja ele no Word ou no Power Point, posicione o cursor do mouse exatamente aonde deseja que apareça a linha do tempo. Procure num deste dois programas novamente a palavra EDITAR e clique em COLAR. Sua linha de tempo será inserida no memorial. Claro que você terá que movê-la e pocisioná-la no melhor lugar. Lembre-se que sua linha de tempo é uma imagem e assim lide com ela, ok?
Queridos colegas, espero ter auxiliado de algum modo com estas explicações.
Paulo Medeiros

Nenhum comentário: