quarta-feira, agosto 30, 2006

Bem-vindo ao Continente Asiático

Quando criança, num "faz de conta" eu brincava de Ultraman, o super-herói japonês que sempre salvava a terra do sol nascente de monstros assustadores. Três décadas depois, estava morando no Japão, a convite do Ministério de Educação Japonês, estudando sua língua e seus costumes, assim como desenvolvendo um projeto de pesquisa na área de educação ambiental, o qual rendeu, para dizer o mínimo, uma tese, que trouxe comigo e guardo com muito carinho. Convido você a percorrer o Blog e visualizar algumas imagens que selecionei tanto do Japão quanto da Tailândia, outro país do continente asiático que marcou-me com as melhores lembranças.

Observe que em alguns textos, certas expressões estarão sublinhadas. Clicando sobre elas, você será direcionado para páginas que tratem do assunto que, aqui, não seria possível dissertar.

Se o seu desejo for o de ampliar uma imagem, basta clicar sobre a mesma e aguardar alguns segundos. Um bom passeio para você.

Nestas imagens, dois mundos de um mesmo continente: na fotografia superior, este brasileiro protetor dos animais encontra cervos totalmente livres nas ruas da ilha de Miyajima. Na imagem seguinte, os protetores folheados a ouro de um dos palácios reais de Bangkok, magnificamente erguidos para, em tempos idos, servir de residência para sua magestade, o rei, assim como sua rainha e corte.

Sonho de criança realizado depois de adulto: conhecer a Disneyworld. Incrível como guardamos dentro de nós tantas aspirações que, com trabalho, perseverança e a ajuda de Deus, podemos concretizar em seu tempo.


Creio ser esta a primeira imagem que está presente em nosso pensamento quando alguém menciona Tokyo: edifícios altos, amplos, muitas avenidas, o trem-bala, muita gente nas ruas, ... típico de cidades grandes janponesas. Tirei esta fotografia no alto de um edifício no bairro de Shinjuku, o local em que se encontram órgãos do governo, multinacionais, bancos, etc.


Férias na Tailândia. Fiquei um mês entre Bangkok (a capital), Phuket, Phi Phi, Samui e outras ilhas paradisíacas. Sempre desejei visitar este País que tem por símbolo a flor de uma orquídea.

As duas imagens acima são de fotografias de meu álbum particular (tira-se muitas fotos lindas na Tailândia), mas busquei na internet um site onde estivessem disponíveis outras imagens desta exuberância natural. Clique aqui para ir direto ao site.


Quando o inverno chega aqui no Brasil, imediatamente recordo-me de dias como este retratado acima, em dias que tínhamos temperaturas normalmente por volta de -10ºC, podendo cair ainda mais. Dependendo da região do Japão, o inverno nos faz experimentar a corrente gélida que vem da Sibéria, o que faz as temperaturas despencarem. Quando morava em Hiroshima, a neve se fazia presente. Contudo, ao mudar-me para Matsue, um pouco mais ao norte, percebi logo no primeiro inverno que o frio era mais rigoroso naquela que é a capital de Shimane.


Recepção aos alunos da Universidade de Hiroshima. Este foi nosso primeiro contato com a culinária japonesa a qual, faça-se justiça, tem muito mais do que sushi a oferecer.


Nesta imagem, na qual os colegas estão ao redor de sua educadora (sensei), uma bela mensagem de comunhão entre diferentes povos: enquanto eu tenho em mãos uma bandeira japonesa, a bandeira do Brasil está com a aluna Nelia, natural das Filipinas. Da esquerda para direita temos os alunos dos seguintes países: Brasil, Indonésia, México, Nigéria, Filipinas, Coréia do Sul e Tailândia.


Nas duas fotografias acima, perceba o porquê da primavera ser, talvez, a mais bela estação do ano no Japão. As cerejeiras, em plena floração, fazem com que alguns hábitos do cotidiano sejam alterados, a fim de que todos possam desfrutar de momentos prazerosos em cenários como este: o horário do almoço é ampliado, as refeições são feitas em família e sob as flores, os parques ficam repletos de turistas e moradores locais de máquinas fotográficas em punho, ... Enfim, são apenas alguns dias de floração, não mais do que uma semana e, talvez por isso mesmo, tão concorridos e apreciados.















Uma das mais interessantes tradições japonesas tem lugar com a chegada da primavera. É costume colocar sua melhor roupa e tirar fotografias junto às cerejeiras.

Dificuldades que encontrei para realizar a Atividade 1

Visto que já administro o blog da Escola na qual trabalho desde abril, pensei que seria fácil criar e administrar um outro. Contudo, em razão das inúmeras diferenças entre o Blogger e o Blog do UOL (servidor escolhido para hospedar o referido primeiro blog), deparei-me com uma dificuldade que só foi sanada com o auxílio de nossa prestativa tutora Ana: colocar um link em meu blog pessoal.

Eu lera a "ajuda" disponibilizada pelo próprio Blogger e tentei por diversas vezes seguir os passos ali descritos para incluir qualquer link desejado. Ao obter sucesso, percebi o porquê do impasse: linguagem HTML. Essa linguagem eu não domino, o que obriga a todo aquele que deseja colocar um link em seu blog estudar a linguagem ou, o mais prático no momento, observar com atenção as linhas de comando dos links já "postados" pelo Blogger e copiá-las, alterando apenas a fração na qual consta o endereço em questão.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Primeira postagem no BLOG


Olá! Se chegaste até aqui creio tratar-se de mais um estudante da UFRGS, professor ou tutor desta prestigiosa universidade. Ou, quem sabe, sejas tu um amigo de longa data, colega de trabalho, pessoa da família,... Talvez possas, depois de uma "apreciada" no BLOG, deixar um comentário a respeito do mesmo, alguma sugestão ou um simples registro de sua passagem por aqui.

Meu nome é Paulo (o título do BLOG, então, não ostenta um pseudônimo!), sou professor, tenho 39 anos, apreciador de boa leitura, música e tv. Através deste BLOG, pessoal, paulatinamente revelarei um pouco de meu cotidiano em casa - o que estou lendo, ouvindo, vendo e conjecturando - além de meu progresso no curso de Pedagogia que iniciei neste 2º semestre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Meu dia-a-dia profissional eu o convido a conhecer através de outro BLOG que criei, totalmente voltado para a educação, com ínúmeros links para bibliotecas virtuais, recursos para o trabalho em sala de aula, jogos pedagógicos, etc, além de retratar o que eu e meus colegas de trabalho entendemos por educar para a vida, para a felicidade, o presente e o futuro. Sua visita será sempre bem-vinda no endereço http://aureacelibarbosa.zip.net Passe por este BLOG também e deixe seu comentário. Suas palavras serão carinhosamente acolhidas.