quarta-feira, dezembro 27, 2006

SEMANA 13 / ECS 12 / AUTO-AVALIAÇÃO

Ainda que esta atividade tenha sido cancelada, resolvi tecer um pequeno comentário, apontando para uma avaliação breve do percurso até aqui trilhado.

Minha caminhada pessoal na interdisciplina Escola Cultura e Sociedade colocou-me em contato com pensadores múltiplos e suas idéias memoráveis acerca do homem e do mundo que o cerca. Confesso que guardava alguns pré-julgamentos em relação a alguns pensadores, principalmente Marx, pois suas idéias sempre estiveram na ponta da língua de pessoas que não necessariamente eu admirava por seus feitos e discursos. A interdisciplina desvinculou o pensador dos falastrões e motivou-me a rever minha postura até então arredia ante um texto do sociólogo alemão. Saldo positivo: pude compreender bem melhor as relações de trabalho, nem sempre dignas de aplausos.

Um comentário:

Fátima Westeuser disse...

Olá Paulo,
Fico muito feliz em saber o quanto as leituras e discussões desse curso estão te provocando inquietações. Achei extremamente interessante teu relato sobre teu conceito a respeito de Marx, antes e depois da interdisciplina ECS – não levando em conta a questão de quanto passastes a simpatizar mais ou menos com ele, mas por saber que o que trabalhamos durante o semestre pode servir de contraponto para um conceito prévio que carregavas, e que pudestes comparar, desconstruir e construir novos conceitos.
Grande abraço,
Fátima.