Acessando os endereços recomendados na atividade 02 da primeira semana percebi quanto o educador pode alavancar seu trabalho utilizando-se dessa rica ferramenta chamada blog.
É notável a autonomia que o blog confere tanto ao professor quanto ao educando, visto que o mesmo é de fácil criação e de uma manutenção igualmente sem traumas, possibilitando, ainda, uma interação entre o criador do blog e todos aqueles que o acessarem. Aliás, esta propriedade de tornar-se um canal de comunicação coloca em cheque a opinião daqueles que pregam um distanciamento que o ambiente virtual criaria entre as pessoas. Ao longo das visitas, ponderei o quanto um aluno mais retraído, tímido, poderia expor suas idéias enquanto registra suas descobertas sobre um determinado tema, sem a aflição experimentada ao falar em público. Por meio do blog, seu público, ainda que muito maior, torna-se muito menos ameaçador, mostrando-se, através da interação possível, um colaborador, discutindo diferentes pontos de vista.
Gostaria de destacar o endereço http://quemfaz.blogspot.com/ pois o mesmo traz experiências de escolas públicas utilizando tecnologias que são 100% aplicáveis em nosso cotidiano escolar. Tais relatos mostram o quão absurdo é o esquivar-se de tais possibilidades por parte daqueles que dizem "ter medo" do computador ou não gostar da "máquina". Ainda que em uma escola não seja imprescindível o seu uso, é inegável o ganho de qualidade no fazer pedagógico a medida que o computador é explorado do modo como este blog sobre experiências evidencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário