1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Visto que Stuart Mill define como educação “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza”, Durkheim afirma que a “influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes”.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A primeira assegura que o fim da educação é “desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz”.
A segunda definição, totalmente utilitária, pressupõe uma educação que objetiva “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para seus semelhantes”.
O ponto fraco em que a primeira definição incorre dá-se porque não seria integralmente realizável, pois “essa harmonia teórica se acha em contradição com outra regra da conduta humana, menos imperiosa: aquela que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa, restrita e especializada. Não podemos, nem nos devemos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida; temos segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe.” Já a segunda definição expõe seu ponto fraco ao negligenciar que “a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo” deixando, “portanto, indeterminado o fim da educação, e por conseqüência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual”.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Estar atento para o grupo social, o momento histórico, os costumes e as idéias que formam uma sociedade. Assim, segundo Durkheim, “quando se estuda historicamente a maneira pela qual se formaram e se desenvolveram os sistemas de educação, percebe-se que eles dependem da religião, da organização política, do grau de desenvolvimento das ciências, do estado das indústrias, etc. Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.”
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
“Não há povo em que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. Mesmo onde a sociedade esteja dividida em castas fechadas, há sempre uma religião comum a todas e, por com princípios de cultura religiosa fundamentais, que serão os mesmos para toda a gente. No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
De acordo com Durkheim, o “ideal” deverá suscitar na criança: a) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; b) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Durkheim conclui que “a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.” Atenta o autor para a existência de dois seres em cada um de nós. “Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.”
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
O autor explica que o indivíduo, visando aprimorar a sociedade, visa melhorar a si mesmo. “Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.”
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