O que entendo por Currículo, Didática e por Projeto Político-Pedagógico da Escola?
Acredito que a escola da cartilha, aquela na qual bastava um livro, quadro e giz para ensinar conteúdos há muito se desfez ou, no mínimo, encontra-se em franco processo de extinção. O projeto político pedagógico, o currículo e a didática firmaram-se muito além do terreno dos simples conceitos, tornando-se um espelho da instituição, uma planificação do que se ensina e a forma adotada para desenvolvê-los, respectivamente.
A didática supera qualquer tentativa de rotulá-la apenas como um conjunto de regras que venham a qualificar a prática docente. O foco da didática é seguramente mais amplo, tendo no professor e no aluno não um fim, mas elementos que contribuirão para o bom desenvolvimento de um componente curricular (matéria, disciplina) ou conteúdo, inseridos em um contexto particular de aprendizagem, apresentando as estratégias metodológicas adequadas para que objetivos traçados sejam contemplados. Neste sentido, existe uma interação óbvia entre didática e currículo, pois enquanto a primeira promove (embora não garanta, sozinha, um resultado positivo) o próprio fazer pedagógico, o segundo planifica os conceitos que serão construídos.
A refletir o contexto no qual a escola encontra-se inserida, o projeto político pedagógico clarifica a prática da instituição, abrangendo aspectos como a organização da instituição, os objetivos educacionais traçados, a metodologia adotada para bem alcançá-los e a avaliação da aprendizagem ao longo do processo pedagógico. Ele precisa ser participativo, fruto da colaboração de todos os segmentos de uma escola, pois irá resignificar a ação de todos os seus agentes.
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