domingo, novembro 19, 2006

ECS 9 - Versão inicial; primeiras reflexões

Interessante saber que os autores estudados, Marx e Engels, jamais escreveram sequer um simples folheto sobre educação e ensino, mas o quanto estão presentes com suas teorias nas reflexões da práxis cotidiana de nossa sociedade. Contudo, como todo socialista, viram no ensino possibilidades de transformação, ou seja, instrumentos para libertação das condições opressoras da sociedade capitalista. O texto de Weber e Engels fala da saída do homem do campo para a fábrica e da exploração de seu trabalho pelo capital.

Os trabalhos mais simplórios, aqueles que não exigiam grandes habilidades intelectuais, para eles impedia que o operário pudesse ocupar seu pensamento com qualquer coisa que não fosse consertar o que se rompesse na linha de produção ou zelar pelo bom funcionamento de todas as engrenagens. O indivíduo permanecia alijado de suas faculdades criativas.

Entretanto, é este mesmo sistema capitalista que promove (pois exige) uma certa capacidade intelectual dos seus operários. Com isso, incrementou-se o número de escolas e vimos cair os índices de analfabetismo. Paralelamente, o trabalho infantil aumenta, assim como o número de mulheres no mercado de trabalho também. Neste contexto, o grau de complexidade de uma tarefa está intimamente ligado a idéia de instrução; quanto menor a complexidade, menor também é a necessidade de aprofundamento intelectual, maior a quantidade de pessoas disponíveis para tanto e, por isso, o surgimento da mão de obra barata. Por isso, entenda-se que este índice menor de analfabetismo não significa, necessariamente, um intelecto aprimorado sendo buscado pelo capitalismo. O que se deseja é que o operário saiba ler e escrever, bastando isso.

Um comentário:

Silvana Schuler Pineda disse...

Olá, Paulo!
Sempre é bom acessar teu blog e acompanhar a tua dedicação e o teu comprometimento com o curso. Fico muito mais feliz ainda, porque, ao descrever as tuas dificuldades e expectativas, mencionaste o quanto as leituras têm, de alguma forma, te auxiliado na tua prática cotidiana na escola. Isso realmente é muito bom! O ideal é que o estudo dos teóricos contribua para uma prática cotidiana mais reflexiva. Fico feliz por ti!
Quanto às tuas atividades especificamente estão muito bem elaboradas. Tuas reflexões acerca de Marx demonstram uma leitura atenta e tuas respostas aos questionamentos expressam a tua autoria. Gostei muito das reflexões iniciais sobre Marx. Quanto à tua dúvida a respeito do que postar no blog(quando mencionas que outros colegas postam comentários ou registros mais ou menos diários de suas experiências), tranqüiliza-te. Tuas atividades estão ótimas e o que postar a mais no blog é uma questão de estilo, de jeito de se apresentar. Fica muito à vontade sobre isso. Teu blog é rico, interessante. Parabéns!
Um abraço
Silvana

11:16 AM